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terça-feira, 12 de abril de 2011

“Urubububu” o musical: Uma fábula auto-sustentável para crianças

Acreditar, sonhar, aprender, mudanças de atitudes e encorajamento. Essas são as mensagens transmitidas pelo CD “Urubububu: o musical!”, idealizado para crianças com letras e músicas compostas pela cantora e flautista  Elizabeth Woolley, responsável pela produção executiva  juntamente com Rita Cabral . Além dos arranjos e direção musical de Mane Silveira e Tiago Costa.
 O musical conta com a participação dos músicos: Louise Woolley, Beto Caldas, Guello, Cleber, Silvinnho Mazzucca Jr., Pedro Simão, Tiago Costa, Mário Rocha, Daniel Allain, Mané Silveira, Lea Freire, Alexandre da Silva Silvério, Giuliano Rosas, Joel Geisger, Sidinei Borgani e Cleber de Almeida.
 ”Urubububu “conta com a narração de João Signorelli, roteiro escrito por William Tucci e Didi Oliveira e as participações dos atores e cantores: Letícia Bortoletto, Marli Bortoletto, Paulo Egidio C. J. de Camargo, Elza Gonçalves, Milene Moura Ribeiro, Rubens Caribe e Marco Antonio Pamio.
 As crianças atuantes são: Lílian W Vagner, Julia Alves Costa, Laura Hesse, Júlia ( filha da pianista Louise Woolley Marcílio Godoi é responsável pelo projeto gráfico, Nice Araújo foi responsável pela maquiagem do elenco e Drielly Sales e Livia Leite são as estagiárias assistentes.
 “Urubububu” é um trabalho com muita musicalidade, influências da música brasileira nas composições e nos arranjos. Elizabeth e os diretores musicais, com o intuito de incentivar a criança a apreciar os bons sons, trabalharam muito com instrumentos acústicos e orquestrais.
 Nas primeiras 14 faixas, apenas são apresentadas as canções sem a narrativa e a participação dos personagens. O musical possui letras com abordagens focadas na responsabilidade ambiental e no cuidado com a natureza em tempos de consumo exagerado.
 Já na segunda parte, a partir da 15° faixa, os atores participam com as falas e diálogos ao respresentar os personagens: Urubububu ( o fio condutor da história) , Cigarra Bailarina, Corujinha Ruru, Passarinho Verde e o Sapo.
“Urubububu” é um convite para a criança estimular a sua apreciação pelos sons, onde desperta seu imaginário e a curiosidade em saber quais instrumentos utilizados durante o musical.
 Serviço:
“Urubububu” : o musical
Preço: R$ 20,00 (vinte reais) aproximadamente
distribuição: Tratore
Onde pode encontrar: Saraiva, Livraria Cultura e Livraria da Vila ou por encomenda
Veja: http://pauliceiadojazz.com.br/?p=4229

Rocco: Energia da criança ilumina o ambiente

Este cavalinho de balanço ajuda a criança a ter uma aula prática sobre o uso e conservação de energia de um modo sustentável. Funciona assim: a criança brinca com o cavalinho e a energia acumulada vai para as manoplas que são as orelhas do brinquedo. Elas podem ser tiradas para iluminar o quarto da criança ou funcionar como lanterna. Confiram mais detalhes no site dos desenvolvedores que concorrem com ele no Greener Gadgets Competition .

Planeta Sustentável: Interruptor muda de cor para conscientizar crianças

Tio é o nome do interruptor em forma de fantasma que avisa, através de sutis luzes, há quanto tempo a lâmpada está acesa. Até uma hora, a expressão do fantasminha é feliz e a luz do interruptor permanece verde. Se a luz é deixada ligada por mais de quatro horas, ele se assusta e fica amarelo. Já se o morador da casa se atreve a deixar a luz acesa por mais de oito horas, o até então amigável fantasma se zanga e fica vermelho. Com o auxílio visual e tátil, espera-se que as crianças comecem a tomar consciência do desperdício de energia logo cedo, e de uma maneira divertida.

Crianças de hoje mudarão as regras do consumo

Banco Imobiliário sustentável tem cartas feitas de papel reciclado e embalagem envolta em plástico especial.

Escovar os dentes com a torneira fechada. Jogos de tabuleiro que simulam compras de áreas de preservação ricas em recursos naturais ao invés de apenas terrenos. Escolas ensinando o ciclo da reciclagem para crianças de 0 a 6 anos. Estamos diante de um novo cenário onde os futuros consumidores exigirão como diferencial a causa verde. Preservar, reaproveitar e não desperdiçar. Assim, os pequenos de hoje estão sendo preparados para o consumo de amanhã, muito mais consciente e responsável.

O tema ganha novos rumos a cada dia. Tragédias ecológicas são noticiadas e o comportamento do consumidor está em cheque. Por isso, já é possível encontrar escolas que ensinam crianças a terem hábitos sustentáveis. Em alguns casos, os pais se preocupam em criar um "eco-chato", apelido dado aos defensores da causa verde. Mas não são apenas as escolas. Se antes o Banco Imobiliário incentivava o consumismo desenfreado aos futuros profissionais diante de um tabuleiro, hoje, o mesmo jogo ganha ares sustentáveis.
As marcas do varejo também aderiram à causa que qualifica a educação dos pequenos sobre a proteção ao planeta. A Danone, por exemplo, lançou o Danoninho Para Plantar e salienta a importância do reflorestamento. Apesar da causa ser verde, o comportamento do consumidor entrou em alerta vermelho.

Brincando de preservar
Com 73 anos de mercado, a Estrela sempre esteve ligada à educação dos pequenos. Jogo da Vida e Banco Imobiliário estiveram nas prateleiras do quarto da maioria das crianças. Por isso, a cada ano, a empresa realiza de três a quatro pesquisas em grupos para saber o que as crianças estão discutindo, vendo na TV e no cinema. A última experiência resultou no Banco Imobiliário Sustentável.
Além de reforçar a importância de ações sustentáveis, o produto também se adequou à causa. A partir de sua produção, a Estrela eliminou o plástico que envolvia as embalagens do jogo, mesmo com a resistência dos varejistas por conta da violação do produto. Ainda é pouco para que o produto não fique apenas no discurso? A Estrela foi além. As cartas do jogo são feitas de papel reciclado, assim como a embalagem, que agora é envolta em um plástico especial feito em parceria com a Brasken. Até o dinheiro usado no Banco Imobiliário Sustentável não é mais o mesmo. Ao invés das notas, os jogadores utilizam crédito de carbono.
O produto foi lançado recentemente no mercado nacional. Tudo porque até a sua distribuição fazia parte de um conceito sustentável. "Até o ano passado, o Banco Imobiliário Sustentável era negociado apenas no Walmart, que tem projeto mundial de sustentabilidade. Por isso que focamos em apenas uma rede, mas desde abril estamos atingindo todo o mercado nacional", diz Aires Fernandes, diretor de marketing da Estrela.

 

 

Alfabetização ecológica

A educação das crianças para um mundo sustentável
Organizado por Michael K. Stone e Zenobia Barlow
Editora Cultrix
2006