Meio ambiente sem agressão, produtores mais saudáveis e garantia de uma renda maior. Essas são as principais vantagens oferecidas aos cotonicultores que optam pelo algodão orgânico ao invés do convencional. A cultura começou a ser implantada na região há cinco anos e hoje já está presente em cinco municípios, porém a meta é alcançar toda a área do arenito caiuá.
A cultura é uma novidade para os agricultores, pelo menos 90% da classe e grande parte da população a desconhece, mas durante o 7º Show Tecnológico Arenito Caiuá que aconteceu nos dias 1 e 2 de fevereiro deste ano em Umuarama os produtores tiveram a oportunidade de conhecê-la in loco e receber informações sobre o algodão orgânico que promete renda sem agressão.O algodão orgânico já está presente nos municípios de Francisco Alves, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Esperança Nova e Cruzeiro do Oeste. A cultura ocupa uma área de 22 hectares e chegou com o apoio da Emater/PR e o aval do Programa Agricultura Familiar do Governo do Estado. Mas os idealizadores do projeto que a introduziram querem atingir uma área de 1 mil hectares plantada já na próxima safra.“O custo de produção do algodão orgânico é pelo menos 50% mais barato que o convencional e ainda não coloca em risco a vida e a saúde de ninguém. O produto tem um preço 25% mais alto no mercado com relação ao convencional e o mercado consumidor é bastante amplo. O indice de produtividade é igual ao do convencional, o produtor que optar por ele só tem a ganhar”, afirmou o técnico agrícola Jair Mauro Pelegrin.
Desenvolvimento
Segundo Pelegrin, além da proposta de garantir o retorno da cotonicultura na região do arenito outra meta é implantar um Centro de Pesquisa de Fibras Orgânicas e usar a área do show como campo para difusão de pesquisas. “Temos estrutura para beneficiamento do produto na região e garantia de bons resultados. Agora queremos que os produtores conheçam a cultura e aceitem ser nossos parceiros. Começamos com um pequeno grupo e hoje já contamos com o apoio de 14 agricultores, mas a tendência é aumentar esses números”, ressaltou.
O algodão Orgânico beneficia aos agricultores, a população e o meio ambiente. É um produto super confortável, tem um comércio justo e não agride o meio ambiente.
Fica a dica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário