Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

COLETOR MENSTRUAL, O QUE É , QUAIS A VANTAGENS E COMO COLOCAR.

O QUE É UM COLETOR MENSTRUAL
    O coletor menstrual é uma alternativa simples, prática, econômica e ecológica aos absorventes. Ele nada mais é do que uma taça feita de silicone médico ou de plástico elástico como os usado em cateteres e implantes médicos (TPE) que coleta o sangue menstrual podendo ser reutilizada por até 10 anos.
Ele é inserido como um absorvente interno, sendo dobrado para a inserção.A maleabilidade do material garante que assim que inserido ele retorne a sua forma original ajustando-se perfeitamente ao canal vaginal e formando um vácuo que impede qualquer vazamento. Para retirá-lo basta apertar a base para quebrar o vácuo e o coletor poderá ser esvaziado no vaso sanitário ou no banho, lavado e está pronto para ser inserido novamente. Um coletor mentrual pode ser usado por até 12h, sendo desnecessário o esvaziamento e lavagem em banheiros públicos e o incomodo de ter que carregar absorventes na bolsa.
Os coletores existem desde a segunda guerra e estão hoje em diversas partes do mundo como o Canadá , Finlândia, República Tcheca, África do Sul, Estados Unidos, China, Alemanha, França, Índia e Inglaterra e em cada um deles tem autorização e aprovação das agências de segurança alimentar e médica.
 posição do coletor menstrual
Posição do coletor menstrual dentro do corpo
QUAIS AS VANTAGENS DO COLETOR MENSTRUAL
  • Segurança e ética: Não possui aditivos químicos como os contidos em absorventes que são responsáveis por alergias e irritação. Não tolera a proliferação de bactérias e fungos, evitando a síndrome do choque tóxico e outras infecções. Além disso, não é testado em animais.
  • Conforto: Os coletores menstruais foram desenvolvidos por ginecologistas para adaptar-se perfeitamente a anatomia e é altamente maleável por isso além de não haver risco de vazamentos, ele é confortável, podendo ser utilizado na prática de exercícios, na natação e durante a noite. Por não ser absorvente ele não interfere na umidade natural da vagina, não havendo incômodo e prevenindo também irritações.
  • Diminuição de resíduos: O tempo máximo de uso recomendado pelos especialistas para um absorvente é de 4h, apenas assim evita-se a proliferação de bactérias e fungos. Neste caso, serão gastos 20 absorventes por mês, 260 por ano e 2.600 em dez anos!
  • Economia: O preço de um pacote de absorventes pode parecer baixo, mas 10 anos de uso freqüente pode gerar um gasto imenso. O uso de um único coletor menstrual pode economizar até 30x o valor gasto nesse período!
O coletor mesntrual é inserido como um absorvente interno, a única diferença é que acomoda-se no início e não no fundo do canal vaginal. Por ser mais largo deve ser dobrado para a inserção, havendo inúmeras formas de dobrá-lo. A maleabilidade do material garante que ele seja facilmente dobrável e assim retorne a sua forma original.
É recomendável que a primeira colocação seja feita sentada ou agachada com os músculos da pélvis e vagina relaxados.Os grandes lábios devem ser afastados com uma mão enquanto o coletor é inserido dobrado com a outra até o local adequado ou até que pelo menos boa parte dele esteja inserido.Após a inserção o coletor desdobra-se ajustando-se perfeitamente ao canal vaginal e formando um vácuo que impede qualquer vazamento. Ele pode ser usado por até 12h seguidas e então deve ser esvaziado, lavado e reintroduzido, sendo desnecessário o esvaziamento e lavagem fora de casa e o incomodo de ter que carregar absorventes na bolsa. No início do uso aconselha-se que se esvazie, limpe e recoloque na mesma freqüência que faria com os absorventes comuns. Isso te dará uma noção da freqüência com que você realmente precisa fazer isso.
Para evitar vazamentos, tenha certeza de que o copo menstrual abriu corretamente, você pode checar isso girando levemente o copo, ou tocando as laterais com seu dedo após inserido. Se seu coletor possui cabos pode dar uma leve puxada para verificar se fez-se o vácuo. Se o coletor não abriu corretamente, não é necessário retirá-lo e reinserí-lo, você pode inserir o dedo médio fazendo com que algum ar entre e expandindo o coletor. Se ele abrir antes de chegar ao local exato você pode empurrá-lo mais para dentro delicadamente.
Alguns tipos de dobras para facilitar a inserção do seu coletor menstrual:
Dobra C:

coletor menstrual dobra C
É feita pela simples dobra do coletor ao meio fazendo com que suas bordas fiquem no formato da letra C.
 FONTE:
http://www.meluna.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário