Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Chupeta usar ou não usar ? Eu não usaria ! E você ?

Chupeta faz mal?

Todos os pais passam por este dilema: dar ou não uma chupeta para seu filho? Conheça agora as vantagens e desvantagens da chupeta na vida de seu bebê.
Positivo:  Um estudo publicado pelo conceituado British Medical Journal em dezembro de 2005 demonstrou que seu uso reduz em 90% os riscos de morte súbita. Foi levado tão a sério que a Academia Norte-Americana de Pediatria passou a recomendar sua utilização durante o sono até o primeiro ano de vida.
Negativo: Os malefícios da chupeta vão desde alterações na arcada dentária, na mastigação, respiração, articulações, fala, musculatura e até deformações nos ossos da face.
Positivo: O uso da chupeta evita que a língua feche as vias aéreas na região posterior da boca, reduz a freqüência e duração do refluxo e favorece o estado de alerta.
Negativo: O uso freqüente e prolongado pode levar à má oclusão, respiração pela boca e enfraquecimento dos músculos do rosto, diz Patrícia Borges França. Além disso, pode também ocasionar postura inadequada da língua.
Positivo: O bebê percebe o mundo que o rodeia pela boca, por isso gosta de levar os objetos a boca, que também é a parte do corpo que sente mais prazer. O bebê também se satisfaz de manipular o objeto. Como no caso da chupeta, os bebês logo aprendem a colocá-la para fora com a boca e depois voltar a sugar. Para o bebê, a chupeta funciona como uma defesa contra a ansiedade.
Negativo: A chupeta pode diminuir a comunicabilidade do bebê. Os bebês que passam muito tempo com a chupeta na boca acabam se expressando menos.
Negativo: O uso da chupeta estimula o desmame precoce. Existem estudos que relacionam o desmame precoce ao uso de chupeta e mamadeira. Quando o bebê começa a sugar a chupeta, ele se acostuma com uma sucção não-nutritiva, usando a língua posicionada de maneira diferente.
Escolha a melhor chupeta:
Se a opção for realmente oferecer a chupeta, escolha uma ortodôntica com essas características:
- A parte achatada estimula a ponta da língua
- Não empurra os dentes incisivos superiores
- O estreitamento faz com que os lábios se toquem
- O orifício evita o acúmulo de saliva e a irritação da pele
- A concavidade permite que se forme uma pressão entre os lábios

Nenhum comentário:

Postar um comentário