Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Design de alto padrão também aposta na sustentabilidade

Engana-se quem pensa que o alto design de móveis e interiores não entrou na onda sustentável. A Ovo, marca dos designers Luciana Martins e Gerson de Oliveira, lançou uma coleção que tem a sustentabilidade e contemporaneidade como pontos de partida. A linha Laterais, por exemplo, apresenta poltronas e cadeiras que acompanham uma mesa como resultado da reutilização da matéria prima.
Os lados da poltrona e da cadeira Laterais são usinados a partir de uma chapa de compensado naval certificado, em processo de CNC (Controle Numérico Computadorizado). Assim, toda a lateral da peça, que é seu componente estrutural mais importante, é realizado em uma única operação.
O mais inusitado é que, com as sobras, é produzida a mesa de apoio, em um total aproveitamento da matéria-prima. A mesa funciona como um objeto/escultura, que pode ser modificado já que todas as junções são articuláveis.
“Colocadas lado a lado, poltrona e mesa explicitam o processo de construção. Separadas, mantém autonomia e beleza”, explica Gerson de Oliveira, idealizador do projeto. O processo de montagem do mobiliário usa cola e verniz à base d’água e tecido 100% algodão, reforçando o caráter de sustentabilidade dos produtos.
Só que, nesse caso, tanta sustentabilidade e design assim tem seu preço definido. 
A cadeira custa aproximadamente R$ 1.950,00, podendo variar de acordo com tecido 
e/ou acabamento. O fato é que nem o design de alto padrão fechou os olhos para a sustentabilidade. E você, ta de olhos abertos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário