Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dicas de Saúde = Calorias Necessárias Durante a Gravidez X Peso Ideal


Como sabemos o ganho de peso durante a gravidez é sempre algo que todas as grávidas tem pãnico, até por causa daquela velha história de que deve-se comer por dois durante a gestação, o que convenhamos está ultrapassada. Até por que o segredo na vida esta sempre na qualidade e não na quantidade, inclusive para roupas, por isto para esta fase da vida o segredo está na escolha certa dos nutrientes.
Do ponto de vista nutricional, a principal orientação pré-natal é que a futura mamãe consiga alcançar seu peso ideal antes de engravidar, seguindo um plano nutricional que lhe permita levar uma gestação saudável. Nada de restrições severas, de perdas de peso abruptas e de jejum prolongado durante a gravidez. Infelizmente sabemos que nem sempre isto é possível. Mas a ajuda de um especialista ajuda bastante. Se tiver oportunidade de ter a orientação de um seria ótimo. Vale o preço…
Mas saibam de que os especialistas confirmam que existe um risco duas vezes maior de malformação cerebral e medular em fetos de mães que iniciaram a gravidez com IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 28.

Qual o seu IMC? Tem tomado alguma vitamina suplementar?
Pois a medicina também constatou que a suplementação de ácido fólico e de vitamina B12, antes da concepção, pode reduzir a incidência da malformação cerebral e medular em até 90%. Atualmente, a suplementação vem sendo realizada de maneira profilática em mulheres que pretendem engravidar no mundo todo.
Mulheres que mantém bom estado nutricional e um estilo de vida saudável apresentam melhor evolução na gestação e pós-parto e menor risco de complicações para o bebê, como malformações e déficits de crescimento e desenvolvimento. A chave para alcançar esses benefícios inclui ganho de peso adequado (entre nove e 12 quilos), atividade física apropriada, consumo de alimentos variados e suplementação de minerais e vitaminas.
Você sabe a quantidade de calorias necessárias durante sua gravidez?
Saibam então que nos primeiros três meses de gestação, as necessidades calóricas da gestante não diferem daquelas indicadas antes da concepção, ou seja, de 1,8 mil a 2,3 mil calorias.
Nos dois trimestres subsequentes e no período de lactação as necessidades aumentam de 300 a 500 calorias por dia, ou seja, alcançando um total de 2,1 mil a 2,8 mil calorias, mas o índice de massa corporal pré-gravidez, a velocidade de ganho de peso, a idade materna e o apetite da gestante devem ser avaliados de maneira individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário