Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Dicas de Saúde = Comer Peixe Durante a Gravidez Ajuda Desenvolvimento Neurológico do Bebê

Trazendo um pouco mais de informação e dicas de saúde, trago hoje uma bem legal de um estudo que ajuda o seu bebê.
Saibam de que Comer peixe de duas a três vezes por semana durante a gravidez pode ajudar no desenvolvimento neurológico do bebê, de acordo com resultados de um estudo feito pelo Hospital del Mar em Barcelona na Espanha.
O responsável pelo efeito benéfico deste alimento seriam os ácidos graxos poli-insaturados do tipo DHA (ácido docosahexaenóico), que conseguem passar pela barreira placentária e poderiam ajudar a melhorar a capacidade cognitiva das crianças, principalmente em se tratando da inteligência, expressão verbal, capacidade motora e memória.
Altos níveis de ácidos graxos no organismo da mãe parecem ser cruciais para o desenvolvimento do cérebro do feto.
Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores espanhóis avaliaram 392 mulheres e seus filhos.
As grávidas tinham que responder questionários sobre seus hábitos alimentares ao longo da gestação. Quando as crianças completavam 4 anos, os psicólogos faziam uma série de testes neurológicos nos pequeninos, de acordo com a Escala McCarthy de Habilidades Infantis (MCSA, na sigla em inglês). Depois, os pesquisadores analisavam o tipo de dieta e o nível de atividade física das crianças.
Para os pesquisadores, altos níveis de ácidos graxos no organismo da mãe parecem ser cruciais para o desenvolvimento do cérebro do feto. O consumo de pescados e mariscos na gravidez é controverso, principalmente por causa da toxicidade e das altas concentrações de mercúrio de alguns alimentos que vem do mar. Mesmo assim, estudos anteriores já haviam apontado o benefício de uma alimentação rica em ácidos graxos como ômega-3 durante a gestação. Segundo o estudo espanhol, comer mariscos e outros frutos do mar não têm o mesmo efeito que comer peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário