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sábado, 11 de dezembro de 2010

A onda agora é ser sustententável

Não basta mais tornar tangível a qualidade dos produtos ou serviços nas campanhas dos seus clientes. Não basta mais ser criativo ou colocar um cachorrinho na sua peça pra conseguir arrancar uma expressão do consumidor.
A moda agora é ser sustentável. E não é no sentido pejorativo de “modinha”, é no sentido de atitude, de comportamento mesmo.
Pra quem ainda não sabe, o projeto de sustentabilidade trata de assuntos sócioambientais, no qual visa à integração do indivíduo na sociedade de forma íntegra e operante e à conservação do meio ambiente a fim de manter o equilíbrio do planeta, diminuindo e prevenindo catástrofes naturais.
Aproveitando este gancho, algumas empresas associaram seus nomes a estas causas em busca de um fortalecimento de suas marcas. Digamos que o que está ocorrendo é uma espécie de conscientização das empresas em prol de seu desenvolvimento com a diminuição dos danos sociambientais. Em geral as empresas subsidiam programas de proteção ambiental, de geração de empregos e pesquisas em busca de soluções para os dois tipos de problema.
Também pudera, o mundo indo por água abaixo e as pessoas consumindo de forma irresponsável ou simplesmente agindo de forma errada. E aí é que entra a grande sacada da sustentabilidade, ou o famoso “casamento perfeito”, porque as empresas, ao associarem seus nomes a uma causa deste peso, ganham um diferencial competitivo tão forte que atraem consumidores para uma compra responsável e com muito mais chance de fidelização. Agora, me fala, você como consumidor, existe coisa melhor do que consumir sem ficar com peso na consciência, ou melhor, saber que a sua compra refletiu em um benefício para alguém ou para o meio ambiente?
Isto, obviamente, não inclui os dias de TPM, que torna qualquer compra irresponsável e não há sustentabilidade no mundo que equilibre a natureza feminina nesses dias. Brincadeiras a parte, o desafio para nós publicitários é vender a idéia de sustentabilidade para o cliente de forma criativa e no momento, duas campanhas estão se destacando no Brasil, e coincidentemente ambas são da LewLara.
Falemos primeiro da brasileiríssima Natura. Acredito que ela seja o maior exemplo de desenvolvimento sustentável no Brasil, pois aplica o projeto de sustentabilidade como política de trabalho dentro de toda a empresa: na matéria prima dos seus produtos, nas suas embalagens, catálogos e sacolas de papel reciclado, venda de refis, e até mesmo nos estandes de divulgação de seu produto em feiras que são feitos com materiais recicláveis.


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