Batizado de Detectair, o colete foi desenvolvido por dois estudantes de desenho industrial da Emily Carr University of Art + Design, Canadá, e possui um microntrolador Arduíno e sensores que “leem” a qualidade do ar, gerando informações sobre o ar que o indivíduo está respirando.
Além disso, lâmpadas de LED, incorporadas ao colete, imitam a respiração de acordo com os níveis de poluição. Quando o ar realmente está fazendo mal à saúde ou quando a pessoa entra em um ambiente muito poluído, sensores vibram como um sinal de alerta.
Não deve ser uma situação muito confortável, mas o colete ainda apresenta uma solução momentânea: sua gola estica, funcionando como uma espécie de “burca” e protegendo contra a sujeira.
Essa invenção deve ser perfeita para circular pelas cidades poluidíssimas da China, ou mesmo em São Paulo, que é uma das mais poluídas do Brasil. O único problema é que o usuário não passaria despercebido, já que o modelito não é muito discreto e ainda trepida por causa da poluição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário